Goiânia recebeu pela primeira vez a Academia de Líderes Voluntários da FGDU, trazendo novidades aos interessados no mundo esportivo.
A primeira edição da Academia de Líderes Voluntários (ALV) da FGDU (Federação Goiana de Desportos Universitários) foi realizada no último sábado (22), no Centro de Goiânia. O evento contou com a presença de diversos palestrantes, dentre jornalistas, psicólogos, atletas, fisioterapeutas, educadores e outros convidados.
O evento é voltado para acadêmicos e profissionais de variadas áreas do conhecimento e teve como objetivo esclarecer sobre o universo do desporto universitário, visando atrair o interesse dos acadêmicos para as diversas modalidades do esporte. Também teve o intuito de capacitar novos voluntários, desenvolvendo ainda habilidades e liderança.
Academia de Líderes Voluntários
A primeira Academia aconteceu no ano de 2017, com a realização da CBDU (Confederação Brasileira do Desporto Universitário), para capacitar voluntários a partir dos conhecimentos adquiridos no Fórum de Voluntários da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU).
Em Julho daquele mesmo ano, a FISU havia realizado um programa de liderança em voluntariado, em Kazan, na Rússia. Com isso, para a realização dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBS), sediados em Goiás, foi discutida a necessidade da implantação da academia para a Confederação, na qual foram aprovados 300 voluntários entre os mais de mil inscritos.
A partir de seu bom desempenho e aceitação, o evento se tornou anual, acontecendo em diferentes locais do país, com intuito de levar conhecimentos sobre o esporte universitário ao maior número de interessados.
Federação Goiana de Desportos Universitários
Para garantir uma melhoria e buscar mais voluntários no Estado de Goiás, a FGDU se inspirou na Confederação e obteve sucesso em sua primeira edição. “Todos se dedicaram no sentido de entregar-se ao evento e entendendo da necessidade de aproveitar aquele momento para que isso possa ser aplicado e replicado nas ações que os voluntários vão participar dentro do cronograma do Desporto Universitário, tanto o Goiano quanto o Brasileiro.” Comentou Lusimar Santos, presidente da Federação Goiana.
Na primeira edição do evento, os voluntários foram recebidos com um café da manhã e, ao longo do dia, participaram de palestras e dinâmicas intercaladas. A programação abordou as principais áreas de atuação no esporte universitário, com profissionais que começaram como voluntários e hoje atuam na área. Eles compartilharam como as oportunidades podem surgir dentro do voluntariado e transformar a vida, tanto pessoal quanto profissionalmente.
A intenção é expandir o evento. Segundo o presidente, a programação da academia de voluntários será aprimorada, oferecendo uma experiência ainda mais enriquecedora. A próxima edição está prevista para acontecer durante dois dias, permitindo a abordagem de temas mais abrangentes e atuais, aprofundando discussões e práticas essenciais – desde a organização até a realização e condução dos eventos esportivos.
A expectativa é fortalecer o impacto do voluntariado, ampliando o alcance e relevância, para atingir uma quantidade maior de voluntários, em busca de atender a demanda de todos os aspectos dos eventos esportivos, principalmente os de grandes magnitudes.
Como participar da próxima edição?
As edições acontecem anualmente e, para participar da próxima edição da Academia de voluntários, basta ter mais de 18 anos, estar na cidade durante o evento e se inscrever na academia de voluntários por meio do link que ficará disponível na página do instagram ou site da FGDU durante o prazo de inscrições. Mas, para ser voluntário nos eventos esportivos, não precisa ter participado da academia de voluntários.
Os interessados podem obter mais informações com os administradores responsáveis, o Presidente Lusimar e a Assessora de comunicação Ana Luiza que estão à disposição para esclarecer dúvidas.
Por: Sônia Maria e Jheniffer Soares